Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Leny Andrade, conhecida como a “cantora dos músicos”, morreu nesta segunda-feira aos 80 anos. Desde 2018, a artista, que foi comparada a Ella Fitzgerald e Sarah Vaughan pelo “New York Times”, morava na Rua Nair Bello, no Retiro dos Artistas.
A decisão de mudar para o endereço partiu dela mesma e, em entrevista ao GLOBO em 2019, Leny contou por que resolveu ir para o espaço em Jacarepaguá. Leny gostava da localização da casa, no início da rua, pois quase todos os visitantes passavam por ali para ver os parentes e amigos. Em frente à casa 2, onde a cantora vivia, mora o ator Paulo César Pereio. Um pouco mais acima, o poeta e compositor Sérgio Natureza.
— Aqui, até o ar é diferente, mais puro. É uma coisa comovente. Tem piscina, seis refeições deliciosas, a roupa volta cheirosa da lavanderia… Outro dia vi o Sérgio Natureza, que é um ótimo compositor e letrista, descendo para pegar o café da manhã, que beleza. Aqui não é um asilo. As pessoas confundem muito. Para quem está do lado de fora, aqui é o fim da estrada, mas isso está muito errado. O final da carreira só o artista pode determinar. É ele quem sabe onde pode morar com mais respeito, carinho, dignidade, comendo do bom e do melhor. Temos seis refeições aqui, vale lembrar! (risos). Há assistência médica, trazem seus remédios. Estou em paz aqui. Eu ainda canto, viajo, faço show. Mas é isso, a história um dia acaba, né? — diz.
Em seu apartamento de dois quartos, Leny estava sempre acompanhada de Valéria ou Luciana, as assistentes que se revezavam nos cuidados com a cantora. Com elas, ouvia música (“Adoro Jorge Vercilo. É uma paixão”, diz) e via televisão. Cantava às vezes.
Leny gravou 34 discos, sua saúde se comprometeu aos poucos por causa de um mal degenerativo chamado distúrbio de cognição por Corpos de Lewy. A distância dos amigos provocada pela pandemia piorou o quadro emocional. No aspecto físico, chegou a pesar 45 quilos.
Em 2019, ainda completamente lúcida, levou Pedro Bial às lágrimas ao interpretar “Por causa de você” (Tom Jobim e Dolores Duran) no programa “Conversa com Bial”. Já frágil, gravou o samba-canção em sua última ida a um estúdio, em setembro de 2022. O lançamento nas plataformas foi em 2023, para marcar seus 80 anos. Comemorou a data, em 26 de janeiro, recebendo integrantes da chamada Legião dos Amigos de Leny.